segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GRAFITE É ARTE













APOIO:



REALIZAÇÃO:


MUTIRÃO SOCIAL EM SARAMANDAIA

No dia 12 de Outubro “dia das crianças” aconteceu o Mutirão social, no bairro de Saramandaia, contando com a presença dos artistas do projeto Salvador Grafita, onde fizeram grafites nos muros externos das escolas Risoleta Neves e Marisa Barqueiro.

A diversão foi garantida pelas crianças do bairro, que participaram de brincadeiras como corrida de saco, pula-pula, apresentação de dança, animação teatral, pintura facial infantil.














GRAFITE + EDUCAÇÃO = CIDADANIA

Na semana da criança de 05 a 08 de outubro, os alunos das escolas municipais Risotela Neves e Marisa Barqueiro, participaram de oficinas de grafite, desenho, hip hop, confecção de brinquedos, contação de histórias e apresentações teatrais.

Os professores foram os grafiteiros integrantes do Projeto Salvador Grafita, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), com o apoio do Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE).

Para a aluna do 1º ano, Beatriz Menezes “a oficina de grafite é bom porque agente aprende as técnicas para desenhar melhor”.



A professora da escola municipal Risoleta Neves, Cristiane Santos, destacou a importância das oficinas para os alunos: “essa oportunidade que aos alunos estão tendo é muito boa, pois é um novo conhecimento que eles estão adquirindo”.

Segundo Kátia Araújo, grafiteira do Salvador Grafita, “esta iniciativa em levar informação, cultura e arte para as crianças que da maioria das vezes não tem acesso, é um ponto bastante positivo na educação”.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

1ª SEMANA DE ARTE DE RUA COM O PROJETO SALVADOR GRAFITA

Através do projeto “Leitura Arte e Inclusão Digital na Cidade Baixa” o Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) realizam a I Semana de Arte de Rua com o projeto Salvador Grafita.

Entre os dias 05 e 08 de outubro serão ministradas oficinas de grafite , desenho, hip hop, confecção de brinquedos com material reciclável, contação de histórias e apresentações teatrais na Escola Municipal Risoleta Neves.


No dia 12 de Outubro “dia das crianças” encerraremos o evento com um Mutirão social contando com a presença dos artistas do projeto Salvador Grafita que farão a pintura nos muros externos das escolas Risoleta Neves e Marisa Barqueiro, das crianças que participaram das oficinas e com toda a comunidade e tudo com muita música, percussão, brincadeiras, animação teatral, pintura facial infantil e muito mais.
 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

I SEMANA DE ARTE DE RUA EM SARAMANDAIA

Compreendendo a educação como processo de aprendizagem e entendendo a arte como meio de desenvolver protagonistas juvenis, o Projeto Salvador Grafita, através do Instituto Brasil Itália Europa (ICBIE) realizará na Semana da Criança, entre os dias 05 e 08 de outubro, a I Semana De Arte de Rua, na Escola Municipal Risoleta Neves, no bairro de Saramandaia.

Durante esses dias os grafiteiros vão ensinar para os alunos diversas oficinas: de grafite, hip hop, desenhos, contação de histórias, confecção de brinquedos e muito mais. O encerramento será no dia 12 de outubro com um mutirão para pintura do muro das escolas, com temas sugeridos pelos alunos.

Programação:

Terça-feira (05/10)         

Manhã - 08:00       
                               Grupo de Teatro: “A Leotria “ apresentando: Hoje é dia de Ciranda.
                               Oficina de Hip-Hop. (responsáveis: Covero, Gringo, Baga e Palio).


Tarde - 14:00         
                               Grupo de Teatro: “A Leotria “ apresentando: Hoje é dia de Ciranda.

                               Confecção de brinquedos com material reciclável (responsável: Luis Paulo).


Quarta-feira (06/10)


Manhã - 08:00         
                                  Oficina de Grafite – (responsável Tito Lama).

                                  Oficina de Grafite (responsável Palio).
                                  Oficina de Grafite (responsáveis: Baga e Questão).

                                  Kátia – suporte à escola.


Tarde - 14:00          
                                 Contação de Histórias Infantis.

                                 Oficina de Grafite (responsáveis: Afro e Sank).
                                 Apresentação de dois alunos da Oficina de Grafite (responsável: Marcos).
                                 Oficina de Grafite (responsáveis (responsáveis: Mônica e Boob).
                                 Oficina de Grafite (responsáveis: Pinel, Gavi e Swat).             

Quinta-feira (07/10)
 
Manhã - 08:00           
                                  Confecção de Brinquedos (responsáveis: Muca e Punk).

                                  Oficina de Grafite (responsável Tito Lama).
                                  Oficina de Grafite (responsável: Sank).
                                  Oficina de valorização do equipamento escolar (responsável: Ásia).

Tarde - 14:00           
                                  Oficina de Desenho (responsável: Luis Paulo).

                                  Oficina de Hip Hop (responsáveis: Covero, Gringo,Baga e Palio).
                                  Oficina de valorização do equipamento escolar (responsável: Ásia).
                                
                                  Did - suporte à escola.

Sexta-feira (08/10)

Manhã - 08:00
                                    Contação de Histórias Infantis.

                                    Oficina de Grafite (responsável: Roque).
                                    Oficina de Grafite (responsável: Drico).
                                    Oficina de Grafite (responsáveis: Pinel, Gavi e Swat).

                                    Bigu - suporte á escola.

Tarde - 14:00
                                    Oficina de Grafite (responsável: Bigu).

                                    Oficina de Grafite (confecção de moldes), (responsáveis: Did e Punk).
                                    Oficina de Grafite (responsáveis: Mônica e Boob).


                                             

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PALESTRA TEMÁTICA NO ICBIE



Vão ser debatidos temas sobre a origem das coisas que estamos acostumados a usar no dia dia, para focar a atenção sobre os recursos naturais e a sua importância no equilíbrio do meio ambiente.

Tem como objetivo conscientizar os participantes da necessidade de preservar o meio ambiente e seus recursos através da reciclagem, do uso sustentavel, e do reaproveitamento.

terça-feira, 27 de abril de 2010

ICBIE REALIZA PALESTRAS PARA A COMUNIDADE

Instituto de Cultura Brasil Itália Europa - ICBIE / Rua Porto dos Tanheiros, 36, Ribeira, Salvador-Ba
Mais informações através do telefone (71) 3207-7717 ou pelo e-mail: icbie.br@gmail.com

SESSÃO DE FILMES É EXIBIDO NO ICBIE

Instituto de Cultura Brasil Itália Europa - ICBIE / Rua Porto dos Tanheiros, 36, Ribeira, Salvador-Ba
Mais informações através do telefone (71) 3207-7717 ou pelo e-mail: icbie.br@gmail.com

sábado, 24 de abril de 2010

PARABÉNS SALVADOR GRAFITA


O Programa Salvador Grafita completa cinco anos e para comemorar as conquistas, os 26 grafiteiros integrantes do projeto participaram de um grande café da manhã, na última sexta-feira (23) no Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE), localizado no bairro da Ribeira.

O subsecretário da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Eliezer Cruz, esteve presente no evento a fim de prestigiar os artistas que vêem ajudando na missão de deixar a cidade e as escolas municipais mais bonitas e alegres. “Vim aqui para dar o meu abraço a todos os grafiteiros e também parabenizá-los. Nossos estudantes ficam mais felizes e satisfeitos ao verem os muros das unidades escolares virarem obra de arte com os grafites”, comemorou.

Para o coordenador do programa, Edvando Tucunaré, a comemoração pelos cinco anos do Salvador Grafita significa uma grande conquista. “A arte chegou a ser considerada como ato de vandalismo, ganhou status e hoje ajuda muita gente. Com a arte da grafitagem consigo mostrar para os jovens novas possibilidades”, finalizou Tucunaré.

O grafiteiro Robson Oliveira não conteve a emoção no encontro e revelou as mudanças que o grafite proporcionou a sua vida. “Considero o grafite uma forma de arte fantástica, com manifestações estéticas de alto valor. Eu sou uma outra pessoa e com certeza terei um futuro melhor graças a esta arte”, disse Robson.

De acordo com o presidente do ICBIE, Pietro Gallina, tudo o que vem a fomentar a cultura e estimular a capacidade dos jovens deve ser valorizado. “Estou muito feliz e tenho certeza de que todos os males do Brasil podem acabar se os meninos tiverem acesso à educação. Além disso, é necessário também a dedicação por alguma arte, seja ela música, pintura ou poesia”, disse Gallina.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SALVADOR GRAFITA CELEBRA CINCO ANOS DE CONQUISTAS

Foto: SECOM

Em comemoração aos cinco anos do Programa Salvador Grafita, a coordenação do programa vai realizar, na sexta-feira (23), um café da manhã para os grafiteiros. A confraternização será às 8h, na sede do Instituto Cultural Brasil-Itália-Europa (ICBIE), na Ribeira.

“Vamos nos reunir para nos confraternizar e agradecer à Secult por ter nos abrigado, pois já rodamos diversos órgãos e aqui fomos bem recebidos”, afirma a assessora técnica do Salvador Grafita, Amine Reis. Ainda de acordo com ela, membros da família dos integrantes do programa também foram convidados, já que a intenção é também aproximá-los da ação desenvolvida pelos grafiteiros.

Programa - O Salvador Grafita foi iniciado no ano de 2005, quando a Prefeitura do Salvador decidiu transformar a pichação desordenada e ilegal em arte, emprego e inclusão social. O Salvador Grafita tem como objetivo também inserir os grafiteiros na limpeza e melhoria estética da cidade.

Desde 2008, sob o comando da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), os grafiteiros colorem as fachadas das escolas da rede municipal e estimulam novos conhecimentos aos estudantes, com temas que elevam a cultura da paz e fomentam a preservação do patrimônio público.

Já são mais de 60 escolas e creches da Rede Municipal de Ensino contempladas pelo programa, além de diversas localidades da cidade, como Ribeira, Vasco da Gama, Hospital Couto Maia, Irmã Dulce, escolas estaduais e particulares, entres outros.

Durante estes anos já foram promovidos vários encontros, como a realização de pinturas temáticas na Copa de 2006 e no STOCK CAR, em agosto de 2009. Além disso, são realizadas semanalmente oficinas de grafite nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Ribeira e Saramandaia, levando às crianças desses bairros o conhecimento sobre a arte de rua.



terça-feira, 6 de abril de 2010

GRAFITE NAS ESCOLAS

O projeto Salvador Grafita participou da reforma da Escola Municipal João Pedro dos Santos, no bairro de Brotas, dando vida e cores, através da pintura e da arte.

Grafiteiros responsáveis pela pintura: Bigú, Covero, Punk, Palio.


Fotos: Margarida Neide

O grafiteiro Milton Punk destacou a importância do grafite nas escolas. “O grafite evita a pichação e a degradação da escola. Incentivando, assim, os alunos a se interessar pela arte”, finalizou.

Foto: Margarida Neide

quarta-feira, 24 de março de 2010

PARABÉNS

27 de abril - Dia Nacional do Grafite.

O que é grafite?

Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.
Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais,mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

quarta-feira, 10 de março de 2010

ARTES NAS ESCOLAS


A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) reinaugurou na manhã desta quarta-feira (10), no bairro de Cajazeiras X, o Centro Municipal de Educação Infantil Edvaldo Machado Boaventura.

Na ocasião o secretário da Secult, Carlos Soares parabenizou a equipe do projeto Salvador Grafita pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo através da pintura e arte nas escolas da rede municipal de ensino.

Grafiteiros responsáveis pela pintura: Marcos Sank e B'gode.


 
Fotos: SECOM

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABÉNS MULHERES

O Salvador Grafita parabeniza todas as mulheres pelo seu dia.

M de Mulher

Seus Malabarismos Mágicos Manipulam Marionetes.
Meninas, Mães, Madres, Marquesas e Ministras.
Madalenas ou Marias.
Marinas ou Madonas.
Elas são Manhãs e Madrugadas.
Mártires e Massacradas.
Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.
Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.
E são Marinheiras e Magníficas.
Mimam Mascotes.
Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.
Marcam suas Mudanças.
Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,
Multicoloridas ou Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,
Musculosas, Maliciosas, Maquiadoras, Maquinistas,
Manicures, Maiores, Menores, Madrastas,
Madrinhas, Manhosas, Maduras, Molecas,
Melodiosas, Modernas, Magrinhas.
São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.
Merecem Mundos e não Migalhas.
Merecem Medalhas.
São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas.

quinta-feira, 4 de março de 2010

SALVADOR GRAFITA TRANSFORMA VIADUTO EM ARTE

O viaduto Chico Mendes, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira – Bonocô é palco de demonstração de artes dos grafiteiros do projeto Salvador Grafita. O viaduto foi pintado com figuras relacionadas ao meio ambiente, dando assim uma nova beleza à cidade.


As figuras foram feitas em homenagem ao grande defensor ambiental Chico Mendes. Na ação utilizaram tintas látex, sprays e teve a participação dos grafiteiros Covero, Tito Lama, Muca, Bigú, Palio, Dide, Punk, Swat e Gavy.






Fotos: SECOM

O grafiteiro Joseval Silva, mais conhecido como Tito Lama, acredita que o grafite desempenha um diálogo direto com a sociedade. “O grafite aqui feito é um tipo de arte visual que dialoga com qualquer classe social, tornando um meio de comunicação importante para a comunidade, além de valorizar o meio ambiente”, pontuou Lama, integrante do projeto há quatro anos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

DEPOIMENTOS DOS GRAFITEIROS

Integrante do projeto, há 4 anos, Mônica Reis, destaca o reconhecimento do público pelo grafite, “Hoje não existe mais discriminação contra os ex-pinchadores de rua. Agradecemos o salvador grafita pela oportunidade dada”, pontuou.



O grafiteiro Rodrigo Menezes, conhecido como Bigú, ressaltou o significado do projeto na sua vida. “O Salvador Grafita caiu na minha vida no momento certo, no inicio de uma vida acadêmica, quando precisava ganhar dinheiro para estudar”, disse ele. ”Além de fazer o que gosto ganho para isso”, complementou.
Fotos: SECOM

VISITA DO ARTISTA PLÁSTICO ITALIANO

No último dia 19 de fevereiro, o projeto "Salvador Grafita", recebe a visita do artista plástico italiano Giuliano Otaviani.







INTEGRAÇÃO SOCIAL

Todas as sextas-feiras, a equipe do Salvador Grafita se reúne no Instituto Cultural Brasil Itália Europa - ICBIE, no bairro da Ribeira, para um encontro interpessoal, que visa promover a integração social com seus membros, tendo o apoio de psicólogos.


Esses profissionais oferecem suporte psicossocial ao grupo, fortalecendo os laços de convivência e ensinando aos grafiteitos a lidar com as diferenças no contexto socioeconômico.

                          Psicóloga: Gilmara Rodrigues